Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

COMPARTILHANDO: Boa notícia de uma leitora do blog !!

Olá, me senti muito feliz hoje, infelizmente não por muito tempo. Mas!
Pela primeira vez vi meus direitos sendo respeitado.
Eu era estagiária da Prefeitura de Tremembé, e o meu  contrato  acabou, e a faculdade ainda não havia por tudo terminado.
Então pedi prorrogação do contrato, embasado na minha audiometria e ainda o decreto anexado a respeito da lei do PNE, e conseguiiiiiiiii......, meu estágio poderia sim ser prorrogado, pois sou uma PNE.
Mas fechei a faculdade, todas as notas, que até então a UNIP prorrogaria seu curso por mais ou menos 6 meses.
Fiquei muito feliz, em ter meus direitos garantidos.
ALEXSANDRA ALVARENGA
TREMEMBÉ - SP
 
CONTINUEM PARTICIPANDO DO BLOG E NO MAIL AMIGOS
BOA SEMANA

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CONTATO COM O SENADOR PAULO PAIM

Eu enviei um e-mail ao Sendaor Paulo Paim apresentando o blog e pedindo a ele que indicasse nomes de deputados federais engajados na nossa causa e recebi a seguinte resposta que coloca abaixo na integra.

RESPOTA DO SENADOR

Prezados Senhores,

Agradecemos o contato e informamos que agora em fevereiro novos Deputados estarão tomando posse e não conhecemos a posição deles, o que sabemos é que a pressão tem que ser feita sobre o Presidente da Comissão onde estiver o Projeto e tudo só será decidido a partir de fevereiro, quando os novos Presidentes tomarem posse.  
Atenciosamente, com as cordiais saudações do Senador,


                                         Luciana Vieira
                            Gabinete Senador Paulo Paim-PT/RS

 Pois é amigos vamos esperar até o final de fevereiro pedindo ao Senador o nome dos deputados da comissão e entrar em contato com eles logo em seguida precisaremos da colaboração de todos abraço.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Artigo da PL 7699/2006 que inclui o deficiente auditivo unilateral.

Art. 2º Considera-se deficiência toda restrição física, intelectual ou sensorial, de
natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais
atividades essenciais da vida diária e/ou atividades remuneradas, causada ou agravada pelo
ambiente econômico e social, dificultando sua inclusão social, enquadrada em uma das
seguintes categorias:
I - deficiência física:
a) alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano,
acarretando comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia,
paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia,
hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral,
nanismo, membros ou face com deformidade congênita ou adquirida;
b) lesão cerebral traumática: compreendida como uma lesão adquirida, causada
por força física externa, resultando em deficiência funcional total ou parcial ou deficiência
psicomotora, ou ambas, e que comprometem o desenvolvimento e/ou desempenho social da
pessoa, podendo ocorrer em qualquer faixa etária, com prejuízos para as capacidades do
indivíduo e seu meio ambiente;
II - deficiência auditiva:
a) perda unilateral total;
b) perda bilateral, parcial ou total média de 41 dB (quarenta e um decibéis) ou
mais, aferida por audiograma nas freqüências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz;

a fonte do texto é :
http://www.camara.gov.br/sileg/integras/432201.pdf

Atualização sobre a PL 7699/2006

Pelo que pude apurar o pedido foi arquivado, ou seja, ele ainda não entrou na pauta para votação é isso, vamos ser mais atuantes colegas

Deputados Federais atuais

Como eu disse no post abaixo, a PL 7699/2006, está na câmara dos Deputados então segue a abaixo o link dos deputados atuais mande e mail a eles telefone pressionem eles para colocar a votação do projeto em pauta.

http://www2.camara.gov.br/deputados/pesquisa

PL 7699/2006

O projeto de lei que acrescenta o surdo unilateral como deficiente é a PL 7699/2006 de autoria do Senador Paulo Pain do PT, que já foi aprovado no Senado mas ainda não foi analisado pelos nossos Deputados Federais.
Parece brincadeira mas já se passaram 4 anos e meio, mais do que um mandado e mesmo assim os nossos nobres deputados mesmo recebendo aumento atrás de aumento no salário não conseguiram analisar, debater e decidir sobre este projeto de lei.
Tentei pesquisar sobre o resultado deste projeto nas camaras revisoras da Câmara dos Deputados mas ainda nada achei.
Soube que houve um pedido de urgência para que este projeto fosse colocado na pauta do dia mas também não consigo informações do que foi decidido, isto por que, o site da câmara dos deputados ou melhor da casa do povo que somos nós está fora do ar, deve ta faltando dinheiro pra manutenção né.
Mas é isto ai quem votou ano passado para deputado federal pressione o seu candidato mande mail para que ele atue a favor dos seus interesses.
Para acompanhar o projeto entre no link abaixo:

http://www.senado.gov.br/senadores/Senador/PauloPaim/pages/projetos/projetosaprov.htm

Grupo de Debate no Orkut

Aqui segue o link de um grupo de debate no orkut muito atuante, as pessoas trocam sempre muitas informações sobre a audição unilateral, entre e participe tbme.

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=76642421

SULP Surdos Usuários da Lingua Portugues

Bem aqui eu estou divulgando o link de um blog muito interessante que divulga noticias e informações relevantes ao surdos.

http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/

Surda Sim e daí texto da Rafaela

Hoje eu vou postar um texto da Rafaela que ela mantia em seu antigo blog.
Foi lendo este texto que eu fortaleci a idéia de correr atrás dos meus direitos de surdo unilateral, é um texto direto e bem bacana no qual eu me identifico em várias partes.

Eu só escuto por um ouvido, o direito. No lado esquerdo, tenho uma perda auditiva neurossensorial profunda, em termos leigos, não escuto porra nenhuma.

Na minha infância, este aspecto deficitário não foi percebido por ninguém além de mim; eu era considerada uma criança lerda, que demorava a entender as coisas, que precisavam me chamar mil vezes até que eu percebesse que estavam falando comigo. Mas, honestamente, nada disso me incomodava. Eu tinha os meus artifícios para não ouvir os coleguinhas de escola me torrando a paciência, ou os meus parentes insinuando que eu vivia no “mundo da lua”: eu simplesmente virava a cabeça, fazendo com que o meu ouvido esquerdo ficasse voltado para a direção que eles estavam falando comigo, e pronto! Tudo saía da mesma forma que entrava: sem sentido algum.

É mais ou menos assim: quando alguém fala comigo posicionado ao meu lado direito, eu escuto tudo direitinho. Não precisa falar alto nem nada. Mas se o contrário acontecer, se uma pessoa falar comigo estando ao meu lado esquerdo, acabou-se. Pode falar horrores, eu não vou ouvir. Se a pessoa falar um pouco mais alto, pode ser que eu perceba que ela está falando, mas eu só escuto ruídos, como se ela estivesse falando uma língua estranha ou simplesmente não estivesse falando comigo. Então, essa pessoa tem que me chamar a atenção de alguma forma, seja me cutucando (odeio) ou me dando um grito mesmo (odeio também), e só assim eu virarei o meu rosto e ouvirei o que o indivíduo tem a me dizer.

Outra péssima situação (a mais recorrente): lugares barulhentos. Bares, restaurantes, shoppings, shows, salas de aula, universidades, lanchonetes, enfim, lugares que tenham mais de três pessoas falando ao mesmo tempo são sinônimos de rumores distorcidos, barulho, ruído. Não suporto sentar em mesinha de bar com mais de três pessoas. Elas começam a falar ao mesmo tempo, e não entendo o que NINGUÉM fala. O barulho do próprio ambiente faz com que um ruído incessante não permita que eu entenda o que as pessoas estão dizendo, fazendo com que eu desencadeie um esforço sobrenatural para entender o que está se passando em lugares assim. É suuuuper legal: seus amigos começam a contar milhares de histórias e você fica louca, numa mistura de linguagem labial com percepção de alguns sons emitidos, mais um pouquinho de adivinhação. Resumindo, geralmente eu não entendo nada.

Aos quinze anos fiz minha primeira audiometria e, finalmente, entenderam que eu era surda de um ouvido. A partir daí, comecei a ter alguns probleminhas… Estrategicamente, comecei a tirar sarro da minha própria surdez durante a adolescência, e isso fazia com que eu não me importasse tanto em ser chamada de lerda ou até de surda mesmo. Sentava sempre nas primeiras cadeiras da sala de aula e era considerada uma verdadeira palhaça. Quando ia para o ônibus escolar, ficava quietinha num canto, para que ninguém falasse comigo – a bagunça dentro do ônibus não permitia que eu entendesse muita coisa que se passava dentro dele…

Já mais madura, fui para a universidade. Formei-me em Letras com habilitação em língua inglesa e portuguesa; um curso maravilhoso para quem não consegue ficar numa sala de aula: não entendo bulhufas do que os alunos falam durante a aula, até porque crianças e adolescentes têm uma mania irritante de falar tudo muito rápido e todos ao mesmo tempo. Já fui chamada de relapsa por não ouvir recados dados no trabalho, ou por pedir que alunos repitam várias vezes o que acabaram de falar. Além de tudo isso, é fato comprovado que deficientes auditivos têm uma capacidade cognitiva reduzida, dependendo do grau de profundidade. Porém, a atual preocupação com a inserção de deficientes na sociedade não parece preocupada com os surdos unilaterais…

Somos, sim, deficientes. Deficiência nada mais é que a subtração de algo que deveria existir. Quem tem a surdez em um dos ouvidos sabe das dificuldades que passamos, além do nosso esforço em acompanhar os ditames sociais. Contudo, a lei brasileira de hoje só aceita como deficiente auditivo o surdo bilateral, ou seja, dos dois ouvidos. Logo, se uma pessoa surda de um ouvido passa num concurso público, ela pode ser reprovada no exame médico admissional por ser deficiente auditiva unilateral. Ao mesmo tempo, ela não pode se inscrever no mesmo concurso como deficiente, pois é pré-requisito citado no edital que ela precisa ser surda dos dois ouvidos para ser considerada uma deficiente auditiva. E dá-lhe mandado de segurança! No mínimo, paradoxal…

É preciso rever a questão dos deficientes unilaterais, para que tenhamos os nossos direitos garantidos como qualquer cidadão nessa bosta de país… Eita, Brasil!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Otimo 2011 a todos !!!

Galera eu desejo um otimo 2011 a todos nos, que nos consigamos muito sucesso neste ano, que o nosso projeto de lei saia do papel e que não nos falte saúde
Olha só gostaria que alguem compartilhase sua historia conosco, de como perdeu a audição de quando percebeu isto, se ja fez algum concurso, se ja conseguiu a aprovação e etc. mande pelo mail do blog e eu post aqui.
Se alguem tiver outra ideia pode me mandar tbem.
Abraço a todos